quinta-feira, agosto 13, 2009

Reviver o passado como se fosse o futuro relativamente ao passado!

Sábado, Janeiro 03, 2009
Coisas com nomes fixes, mas que deixam uma certa desilusão quando se descobre o que realmente são...


Zombie Filosófico

O que será um zombie filosófico? Confesso que há uma imagem que me vem à ideia...
Eheheh. Isso, um Platão, um Sócrates, ou mesmo um mais moderno Nietzsche zombie... este ultimo até pode ser resultado das suas próprias convicções, como se pode reparar na reconstrução histórica de uma das suas mais célebres afirmações:
Nietzsche - Deus está morto!
Deus - Nietzsche está morto!
Nietzsche Zombie - ...cérebro.

A ideia de zombies é fixe, mas a ideia dos filósofos clássicos transformados em zombies é indescritivel. Mas será este ser mitológicamente épico o que realmente significa Zombie Filosófico? Claro que não... a filosofia é tediosa.



Um zombie filosófico é um ser em tudo igual a um ser humano, no entanto falta-lhe consciência. Ele é capaz de se comportar e reagir como um humano, mas não sente nada do que o leva a reagir dessa forma, não possuí sentiência. Se um zombie filosófico for rejeitado pelo amor da sua vida, ele chora e comporta-se de maneira irracional, no entanto ele não sabe o que é amor... bem, nem nós, já que estamos a falar disso. O que se calhar nos coloca a dúvida: Será que nós próprios não somos zombies filosóficos?

Tal como no solipsismo, é impossível refutar a afirmação de que todos somos zombies filosóficos, ou que ninguém é. Logo, isto não serve para nada, o que é uma típica posição epistemológica em filosofia.

Mais uma desilusão... obrigado filosofia!

119 comentários:

A disse...

prometo que para a semana escrevo coisas novas e sexys... sério!

Gata das Botas disse...

Se um zombie filosófico for rejeitado pelo amor da sua vida, ele chora e comporta-se de maneira irracional

Qual a diferença entre um zombie filosófico e um comum mortal?

A disse...

"no entanto ele não sabe o que é amor"

é claro que daí passo para a conclusão que também nós não sabemos :p

um exemplo mais aborrecido, mas mais claro teria sido: se um zombie filosófico entalar a mão numa picadora de carne, ele berra! no entanto não sente dor, nem sabe o que isso é, apenas comporta-se como seria de esperar... pronto, é uma coisa que não serve para nada. é isso que temos de reter do post: filosofia -> inútil!

Gata das Botas disse...

A isso chama-se comportamento por imitação e observação.
O que eu não percebo é por que raio havia o zombie de ir enfiar a mão numa picadora de carne...

Gata das Botas disse...

É que estampar-se contra uma parede e chamar a isso amor eu ainda compreendo, agora a cena da picadora é que não.

A disse...

ele meteu a mão numa picadora de carne por que não sente dor. se eu fosse assim também andava a meter a mão em tudo o que era sitio sem medo das consequências.

A disse...

queres desenvolver isso de bater com uma parede ser parecido com amor? é que parece-me que sendo assim, acho que já senti isso do amor.

Gata das Botas disse...

Essa é a minha visão do amor. E das duas uma, ou sais dele com um braço partido ou sais dele com um braço, uma perna, a cabeça e seis dentes partidos.

Gata das Botas disse...

E tu, queres desenvolver isso de andar a meter a mão em tudo o que é sitio sem medo das consequências?

isa disse...

Posso?

" no entanto ele não sabe o que é amor... bem, nem nós, já que estamos a falar disso."

Discordo.
Eu sei.

Gata das Botas disse...

Mas tu, Isa, és uma visionária. Ou uma romântica. Ou uma gaja com sorte, sei lá.

A disse...

eu até tenho medo de perguntar, gata, mas e se a gente não sair dele, como é que fica?

então explica lá o que é o amor, isa. ensina-nos!

isa disse...

Gata,
Uma gaja com sorte, então.
Um bocadinho romântica.

Visionária ... não dentro deste contexto.

isa disse...

O amor, meu caro A, não se explica.
Sente-se.
E pronto!

A disse...

gata, eu sou um gajo, é claro que gosto de por a mão em tudo o que é sitio, só que às vezes levo umas chapadas que me fazem doer e não gosto.

A disse...

tás a ver gata, ela também não sabe! :p

isa disse...

A,
Mas se quiseres, fico aqui a noite toda a dar-te algumas das minhas definições ...
não garanto é que acredites mais nelas do que nas outras todas que um mundo inteiro já teceu!
ou sequer que as percebas... que eu sou um bocadito complicada..

A disse...

eu acho que ia ser engraçado, no mínimo! mas não me venhas com "é fogo que arde sem se ver" que essa já não pegava à 500 anos atrás.

Gata das Botas disse...

Pois não, A. Ninguém acredita em mim quando eu digo que o amor é um mito urbano.

Eu saí de lá sempre de uma daquelas maneiras, por isso não me faças perguntas difíceis...

isa disse...

Por isso mesmo A:
Sente-se!!!

( A ti Isa não dura sempre ... por isso vá lá de aprender, ok?)

isa disse...

Gata,
Más experiências, toda a gente tem,
infelizmente.
Depois, há muito sacana por aí, ah pois há!

Mas isso não invalida nada.
Acredita em mim. EXISTE.

Gata das Botas disse...

Uma vida inteira de más experiências, Isa? Humm, não me parece. Devo ter feito muito mal a alguém numa vida anterior.

É que ainda por cima, não tenho sorte nenhuma ao jogo, pá!

Nawita disse...

Correndo o risco de ser apedrejada aqui vai:

Mesmo tendo batido contra uma parede com uma violência tal que estive em coma durante mais de 2 anos, sim 2!!! (Das outras vezes foram só equimoses!)

Acredito no amor sim! E sou pelo amor!

O amor não se explica porque varia de pessoa em pessoa. Como diz a Isa é algo que sentimos.
Por vezes amamos as pessoas erradas e saímos magoados. Não sei se nos deixamos estar em situações que são más para nós devido à cegueira do amor ou se por medo de não querermos admitir que o outro não sente por nós o mesmo que sentimos por ele, ou que queremos que sinta.
As más experiências acabam, também elas, por valer a pena se soubermos aplicar mais tarde aquilo que aprendemos.

A disse...

a isa a cada passo parece-se mais e mais com o padre da minha terra a tentar convencer-me que Deus existe. os mesmos argumentos e tudo! "ele existe e prontos!"

A disse...

eu acredito no amor de mãe...

A disse...

...guiné 74

Gata das Botas disse...

Daquele que vem nas tatuagens, A?

A disse...

sim, esse é real, já vi várias vezes.

Nawita disse...

Gata,
Custa-me ler-te, uma moça nova bonita e inteligente a falar assim! Tu que me pareces uma lutadora!
Não sejas tão pessimista. O passado, depois de compreendido deve ficar no lugar dele, no passado. Ficam apenas as lições. Não te agarres a ele nem ao medo de que se repita.
O medo impede-nos de avançar e não nos concentramos no presente e na construção da nossa felicidade, as coisas passam-nos ao lado. Assim acabamos por ter exactamente o que não queremos.

Gata das Botas disse...

Nawita, lá está: o amor é como bater com as trombas numa parede! Bates uma, bates duas (eh, lá, agora lembrei-me daquela amiga do grassa, mas isto foi só um aparte) e à terceira aprendes, né? Se não aprendes, ou és burra ou és masoquista. Se és masoquista, então a tua cena é outra e não tem nada a ver com amor.

Eu devia ter tido 19 na cadeira de Lógica!

isa disse...

Azito,
Não me provoques q eu sou bipolar!!!

pelo menos dezem que imito muito bem ...


Como é que se prova que um sentimento existe????

SENTINDO, NÉ???

Gata das Botas disse...

Bonita, eu? Agora fizeste-me corar, Nawita ;)

A disse...

isa, eu só conheço 5 sentidos, em qual deles encaixa o amor? se for no olfacto ainda sou capaz de concordar contigo.

gata, agora lembrei-te assim: tiny dancer

Nawita disse...

Gata,

não tarda pego em mim e vou aí beber uma garrafa de gin contigo!!

Nawita disse...

Gata,

se nos damos sempre mal ao ponto de irmos contra uma parede então devemos pensar naquilo que Nós andamos a fazer.

isa disse...

Ò Nawita!

Quando cá vieres, fazes o favor de trazer a Gata ???

O A fica, q me está e enervar!

Nawita disse...

Isa,

A Gata sim, eu levo.
e mais ninguém que não queremos que bebam as bebidas todas!

Nawita disse...

Gata,

Deixas que te leve?

não me faças implorar! e tu já me tinhas dito para passar aí ao norte do sul.

A disse...

é assim que me vêem? como um bêbado, que não acredita no amor?





...é basicamente isso, sim.

Nawita disse...

A,

tu sabes como te vejo, ainda por cima agora, não revelando as minhas fontes, fico meio enjoada depois ;)

isa disse...

Eu estou com a vista meio turva ...
não vejo nada!

Gata das Botas disse...

A,
olha, gostei muito, mas não percebi a ligação. A não ser quando o puto diz I have to go home...

Nawita,
bora! Que eu faço uns gin tónicos daqui, ó!!
E para que não haja mal-entendidos, não sou eu quem vai contra as paredes, são as putas das paredes que insistem em vir contra mim! E eu não tenho tempo para me desviar, pá!

Isa, não sei onde é para ir, mas eu vou. Oh, e deixa-me levar o A, senão ele desata para aqui a chorar, já sabes como é...

Nawita disse...

Gata,

falamos por mail. e combinamos tudo.

Isa,

e caipirinhas daquelas que o Bock ensinou, pode ser? é que aqui não encontro a tal água que ele falou.

isa disse...

Pás! tragam o Bock também, que eu gosto dele!

E o A também ... vá!

( sou assim, um coração de manteiga..)

Nawita disse...

o A não pode vir, a não ser que quando brincarmos às barbies ele aceite também experimentar lingerie variada e pintar as unhas!

só aviso que a minha eu não empresto!! Ainda por cima ele é calvo não dá para lhe fazermos penteados giros :(

Gata das Botas disse...

Uau, vamos de excursão! Eu levo os rissóis de camarão!

Nawita disse...

Gata,

com este calor? leva antes uma arca com os tais gin tonic ;)

Gata das Botas disse...

O A é calvo?
E vem para aqui queixar-se do amor, o sacana!

AD disse...

Vinha aqui dizer o quanto tinha gostado de

Nietzsche - Deus está morto!
Deus - Nietzsche está morto!
Nietzsche Zombie - ...cérebro.


mas depois de vos ler fiquei deprimido.

A disse...

calvo é um termo racista, nawita, nós preferimos que nos chamem carecas.

gata, eu também não sei, mas lembrou-me. obrigado por as obrigares a aturar-me!

nawita, isa, que é que vocês andaram a falar!? eu nego tudo!!!

Gata das Botas disse...

Nawita, eu não bebo de estômago vazio. Depois a água tónica cai-me mal e é uma chatice.

Nawita disse...

AD,

estás a falar da Gata e do A que são pessimistas não é?

explica-te e nada de castelos na areia homem!

A disse...

o AD, vê se me ajudas. eu bem tento que a conversa não seja muito sérias, mas elas estão-me a arrastar lá para baixo...

Nawita disse...

A,

não sei se percebi bem. a Isa não me contou nada. mas agora o teu comentário foi tão mas tão revelador!
eu não precisava de saber estas coisas!

isa disse...

Deixem-se de conversetas e ponham-se a caminho!!!

Olha o AD!
Tragam também, que eu hoje estou generosa!

Nawita disse...

Gata,
Tens razão, és uma mulher sensata!
Ponto de encontro no Zé das bifanas, comemos e depois abalamos.

Gata das Botas disse...

A,
obrigado porquê? Em dois comentários estavam mais do que convencidas. E se tu não fosses com quem é que eu ia falar sobre a metafísica do amor? Elas acreditam nele!!

A disse...

posso comer uma febra, antes?

e tu não te safas com essas bocas, menina, moça nawita!

Nawita disse...

será que o zé das bifanas me faz uma sande de fiambre de peru em pão integral?

Gata das Botas disse...

Ouve lá, Nawita, esse tal Zé tem bifanas de soja? É que eu não como bichos fofinhos.

Nawita disse...

A,

:):):)

meu sacanoide favorito!!

Gata,

não sei, eu também não como porco!

Nawita disse...

A,

febra não é bifana? ou seja um prego de vaca mas com carne de porco?

Gata das Botas disse...

A febra é de uma parte "melhor" do porco. Dizem. E prego é de vaca.

Gata das Botas disse...

E toda esta conversa só serve para me dar razão: o amor é tão fixe que começamos a falar nele e num instante estamos a falar em bifanas.

Nawita disse...

Gata,

ah ah ah ah ah ah ah ah

dás cabo de mim!!
caramba miuda, nem imaginas o que te vou fazer!!!!

Nawita disse...

A,

gosto tanto das mensagens subliminais que inseres nos teus desenhos!!

AD disse...

"caramba miuda, nem imaginas o que te vou fazer!!!!"

Não sei se isto foi ameaçador ou sexy...

Gata das Botas disse...

AD, depois conto-te [wink wink]

A disse...

eu só disse febra por ser sinónimo de uma... carne menos fibrosa.

obg por reparares, nawita :P

AD, depois conta-me [wink wink]

Gata das Botas disse...

Já não vais, A?

AD disse...

A, Gata,
nudge, nudge

Nawita disse...

AD,

já não estás deprimido?

A,

reparo sempre ;)

A disse...

AD, gata, say no more!

Gata das Botas disse...

Não sei se gosto muito que me estejam assim a acotovelar, mas tudo bem.

A disse...

mas é assim, se eu vou, o AD tem que ir, ou não vou ter ninguém com quem falar, não é isa?

Gata das Botas disse...

Vamos todos! Não sei onde, mas vamos.

AD disse...

Nawita,
Estou uma beca...
A vossa visão life's a bitch and then you die deixou-me em baixo. Aliás, estou agora a ouvir o álbum The Downward Spiral e tudo.

Gata,
é um nudge, não um elbow to the face, pázinha.

AD disse...

Não íamos afogar o Paulo Ganso?

A disse...

acho que vai ser tudo no mesmo dia...

Gata das Botas disse...

AD, se fosse um elbow to the face levavas um punch in the head. Era só para perceberes que não gosto que me cutuquem assim sem mais nem menos.

E pázinha é a... deixa.

Nawita disse...

AD,

"A vossa visão life's a bitch and then you die deixou-me em baixo."

vou ter que reler tudo isto amanhã pois não sei como é que chegas a essa conclusão.

belita disse...

Vinha aqui dizer a mesmíssima coisa Nawita!

isa disse...

Gata, a "pázinha" posso muito bem ser eu, q não me importo nada, como já se sabe.

Fiquei foi sem saber, afinal de contas, quam é que vem!

isa disse...

E A, podes vir que desta vez eu deixo-te falar!

Fico eu calada, pronto.

Anónimo disse...

E eu venho cá só para vos dizer que estou muito triste.
Porque nao me convidaram aos gin tonics.


De resto...eu já comi porco.
Tanta vez.

Mas vou mudar, juro!

Anónimo disse...

ah, esperem.
A cena era sobre o amor e a filosofia!

Ambas coisas me sao tao alheias, que prefiro falar dos porcos.

A disse...

duvido muito, isa! :p

cris... olha que muita carne de porco faz mal ao figado. e este post não era sobre amor e filosofia, era sobre zombies!! porra, uma pessoa tenta meter zombies ao barulho em tudo o que pode e ninguém da valor. assim não brinco.

já agora:
amor, por brain estruming

sexo, por brain estruming

Gata das Botas disse...

Nawita,
temo que isso da life's a bitch fosse para mim e para o A.

Nawita disse...

Isa,
Pois, também ficaste à nora não é?

Cris,
Então não te convidámos? Olha lá em cima.
Tu também não sabes nada sobre o amor?

A,
Pois é zombies… tenho medo deles. Mas por ti vou dizer algo sobre eles.
Não gosto de zombies, tenho medo deles!
Não por mim que eu não tenho nada que lhes interesse! É pelos outros!

Gata,
Obrigada, acho que tens razão!

AD disse...

Não me compreendam mal, ninguém é mais canrracudo e cáustico em relação à vida e às linhas com que ela se cose do que eu, mas isso é só porque gosto que me provem que estou errado.

Gata das Botas disse...

Prove me wrong I'm waiting, I want you to?

AD disse...

Mais ou menos isso. Espero sempre que desmintam as minhas piores suspeitas.

Gata das Botas disse...

Lamento, mas eu não te posso ajudar.

tiagugrilu disse...

Se o meu cérebro não tivesse parado oficialmente na noite de ontem (hoje é o meu último dia de trabalho), eu teria percebido aquela do "...cérebro."

Juro.

Mas como estou em modo "silly season", não pesquei nada.

Nawita disse...

Pessimistas,

A vida tem muito para oferecer.
É o meu último dia antes de partir para férias e não posso fazer aqui um belo dicurso;)
Mas ainda vão ter que levar com ele mais cedo ou mais tarde!!

Grilu,

Olé! Olarilolé!!!

Gata das Botas disse...

Isso, vão todos de férias, vão. Depois queixem-se.

Nawita disse...

Gata,

tu também já foste de férias! agora é a nossa vez.
enfim, o Grilu está sempre a ir de férias, mas eu não!

AD disse...

Aham.

Nawita disse...

Olá estás bom ;)

AD disse...

Depende do sentido de "bom".

Se for "ver os outros todos a ir de férias", então sim.

Se for outra coisa... então se calhar também estou.

grassa disse...

Cem comentários?

Damn.

Vamos começar de novo, ou tenho de ficar com dor de cabeça a ler isto tudo?

grassa disse...

Ou então alguém que me faça uma sinopsezinha em duas ou três linhas do que foi dito.

tiagugrilu disse...

Sinopse: Vou de férias. E a Nawita também.

- Eh lá...! És loira?

Nawita disse...

AD,

contente que estejas bem!

grassa disse...

Odeio essas pessoas que vão de férias.

...

Estava só a imitar o A, mais nada.

A disse...

não mijava em alguém que fosse de férias, nem que estivesse a arder.

...

estava só a imitar o grassa, mais ou menos.

grassa disse...

Sim. Afinal de contas, isto não é o Postal 2.

...

Estava a imitar o Jedi.

Anónimo disse...

Nao sei qual é o mal das pessoas irem de férias...
Sinceramente nao sei.
É um serviço público que fazemos aos colegas.
Mainada.

A disse...

não há mal nenhum cris... principalmente quando se leva as malas cheias de assessórios fantásticos e rosa, só pode indicar que as vacances vão correr bem.

...

isto sou eu a imitar a nawita.

Nawita disse...

A,

LOL
Muito bom!

Faltou aí o protector solar e água, é importante proteger a pele e hidratarmo-nos!
Ah e levar também muita boa disposição e gosto pela aventura!!

Anónimo disse...

hey, hey!!!

Quem te contou que trouxe a mala cheia de coisas rosa??
Fogo, uma moça já nao pode ter segredos...



Nawita: nao, nao sei nada do amor, mas já vi uma vez um filme onde se falava dele. Ou entao fiz confusao, nem sei.

A disse...

foi o senhor do aeroporto, aquele da máquina do raio-x.

Ana disse...

Ou seja, tanto trabalho da massa cinzenta para chegares a conclusão nenhuma. Mas, não é disso que trata a filosofia? Chegar a lado nenhum, depois de ter dado a volta ao mundo em 80 dias?

112 comentários??????? os zombies vendem!

Ana disse...

ps - vou de férias por 3 dias, pra longe do calor abrasador do algarve, que ameaça transformar-me num ser acéfalo...terei de aspirar à condição de zombie para poder recuperar a racionalidade perdida?...ou isso, ou uma ventoinha...

A disse...

é engraçado pensar que há portugueses que saem do algarve para férias.

Nawita disse...

Temos que fugir dos que cá estão!!

Começo a achar que ir de férias é péssimo, ter que deixar tudo explicadinho para quem me vai substituir está a deixar-me tão tensa que pareço uma condensa!!

Ana disse...

A, é engraçado não é? mas acontece, pah! depois de viver quase 30 anos no algarve, uma pessoa farta-se e quer ver outras paragens! :D isso e o facto de termos casa onde ficar ahahahah.

ps - e também tem praia ahahahaha!

Anónimo disse...

Posso colocar esse texto no meu blog e deixar a fonte?

A disse...

claro, porque não.