quinta-feira, agosto 06, 2009

Reviver o passado como se fosse o futuro relativamente ao passado!

Sábado, Setembro 20, 2008
Férias!

Merda para isso.

De há uns anos para cá deixei de ir de férias. Sempre que acabavam as férias custava-me imenso retomar o trabalho, passava o tempo a pensar em como era bom não fazer nada, como preferia estar de férias do que estar a trabalhar, os sentimentos típicos da ressaca. E sempre considerei que a culpa disto era do trabalho, porque trabalhar é seca! Isto, claro, até ler Platão.

Há um exemplo muito famoso de Platão, a alegoria da caverna. Nessa alegoria é retratada a situação de pessoas que desde a sua nascença se encontram imobilizadas numa gruta, viradas para uma parede sem hipótese de verem mais nada. Na entrada dessa gruta passa uma estrada movimentada, as vozes das pessoas que por lá passam ecoam na gruta e a sua sombra é projectada na parede. Como estão lá desde que nasceram, as pessoas que estão presas na gruta encaram as sombras e vozes que ouvem como a realidade do seu mundo, desconhecendo tudo o resto. Como não conhecem o mundo exterior, não o podem desejar.

Platão queria falar da incapacidade humana de percepcionar o mundo como ele realmente era e da dificuldade que o homem comum teria em aceitar esse conhecimento, se tal lhe fosse passado por alguém com uma maior noção da realidade. Mas, eu acho que é uma alegoria muito mais bem empregue à época estival.

Ora, bem vindos à minha vida!

Agrilhoado a uma secretária, apenas com um monitor a passar imagens ténues de um vida à qual não tenho acesso, ir de férias, para mim, seria como se um dos presos da caverna fosse lá fora por 15 dias e depois o obrigassem a voltar para a caverna. É desumano, ele era feliz antes quando não conhecia mais nada para além da caverna. A ignorância é um paraíso.

O que concluo é que as férias servem apenas para nos lembrar o quanto a nossa vida não presta durante o resto do ano. O mesmo com as memórias de infância, apenas nos lembram que agora é tudo muito mais complicado. Não havendo férias um dia esqueço-me de como elas são boas e não fico a desejar essa vida. Se pudesse também trabalhava aos fins-de-semana e feriados.. mas nessa altura fecham-me a porta :(

85 comentários:

A disse...

vou colocar o meu wallpaper das maldivas.

isa disse...

A,
vou-te tentar usar a minha influência a ver se consigo uma garrafita de melosa para ti,tá bem?
Acho q estás a precisar ...

Eu já tenho uma e a mim faz-me maravilhas!

Gata das Botas disse...

A,
acho que estás a precisar de férias.

Nawita disse...

A,
vai lá reler a ultima frase...
“A ignorância é um paraíso.” Preferes então não conhecer a melosa?

Alexandra disse...

Tu enojas-me.

Estive 3 anos seguidos sem ir de férias.

AD disse...

É isso mesmo, pá. Ir de férias é para palhinhas.

Ana disse...

Bolas...se eu já estava deprimida por não ter férias de jeito há mil anos...obrigadinha!

Ana disse...

Mas, sabes, cada vez mais concordo com a "máxima": a ignorância é o paraíso...

A disse...

nawita, mas quando se acabar a melosa? não vou conseguir arranjar mais, e depois fico com aquele sentimento de que já tive o que de melhor e mais ilegal se faz em portugal na mão, mas agora não tenho nada. eu prefiro dizer, "eu não vi, não estive lá não" a dizer "sim, foi altamente, a partir de será sempre a descer."

mas alexandra... eu a última vez que fui de férias foi à 3 anos também, acampar, o que não pode ser considerado descanso.. e quase morri.

ao menos o AD percebe-me.

A disse...

mas vani... o meu post é um hino à falta de férias, eu estou a tentar ver o copo meio cheio.

Nawita disse...

A,

ponho-te em contacto com o meu dealer, que ainda por cima é loira e raramente consegue abotoar a camisa até acima;)

A disse...

opá, ia gostar tanto de ti se fizesses isso por mim...

Ana disse...

Sim, eu sei, eu sei, mas fiquei deprimida à mesma! :D

Nawita disse...

Vani,

mesmo sem férias podes sair de vez em quando.
continuas trancada todo o dia?

ontem fomos ao paraíso no meio do Algoz. conheces?

Nawita disse...

A,

o teu bem estar é, para mim, uma prioridade. vou tratar disso.

grassa disse...

Alguém falou em férias?

Ainda me sobraram duas fatias das minhas últimas.
Alguém é servido?

A disse...

tu já não és bem vindo aqui...

grassa disse...

Não me leves a mal, sempre gostei de alegorias.

O meu problema é com cavernas mesmo.

A disse...

mas, eu também não tenho nada contra ti, nem com as tuas férias. o que me lixa mesmo, mesmo, é que nunca terei direito a uma aventura no "conta-me outra estória".

Ana disse...

Nawita, bolas, claro que saio :D senão dava (ainda mais) em doida! :D
Paraíso no meio de algoz?...nã tou a ver...olha, olha, tenho um amigo que é de algoz e que trabalha aqui na Universidade...

Gata das Botas disse...

A,
essa foi escrita a fazer beicinho, não foi? Para nos deixar a todos com sentimentos de culpa...

Ana disse...

Eu sou mais de paraíso no meio do Ancão. ;-)

(e nada de pensamentos impuros, pah!)

A disse...

gata, eu escrevo sempre assim!

vani, ancão nunca ouvi, mas uma amiga falou-me de ir ancanzana. mas eu disse-lhe que não ia ter férias.

A disse...

gata, o david lynch até fez uma banda desenhada inspirada em mim: the angriest dong in the world

Gata das Botas disse...

O dong confundiu-me...

A disse...

porra! foi sem querer... deixa-me ver se já existe algo com esse nome.

bem, o google diz que não, vou registar patente. que fixe!

AD disse...

A,
Isso é domínio para ter centenas de milhar de acessos por dia. Podes ficar rico com isso.

Gata,
Mas foste logo abrir o link, não foi?

Pax disse...

Li a palavra "F*****" umas três vezes logo no 1º parágrafo, portanto, volto outro dia!

;)

Gata das Botas disse...

AD,
o que é que queres dizer com isso?

Ana disse...

Pax, não é nada do que estás a pensar!!! acho eu! não quero com isto dizer que sei o que pensas... quer dizer, não leio mentes à distância... quer dizer, nem sequer ao perto... pronto, pronto, estava s
o a testar o teclado! Arrrrrrrroz!!! :D ;-)

A, desculpa tirar-te o tempo de antena :D

A disse...

na boa, já disse o que tinha a dizer.

grassa disse...

Férias.

grassa disse...

Achei que fazia sentido dizer aquilo.

Nawita disse...

Vani,

nem sei o que te diga!

diz ao teu amigo "colina verde" ele que te diga como lá ir. não vás tu a conduzir para poderes aproveitar ao máximo.

Nawita disse...

Eu vou de férias daqui a 1 semana.
Férias, férias, férias!!!

Sabem quem me enerva um bocado? O Filipe La Féria!

grassa disse...

Eu também já estou a precisar de férias.

Nawita disse...

Sabes quem está de férias? o Grilu!

grassa disse...

Eu também estou de férias.
O que é mentira.
Mas pergunta-me isso daqui a dois meses e vais ver a resposta.

A disse...

já foste falar com a loira da melosa, nawita? não? então estai calados.

Nawita disse...

A,

já falei, até falei ontem.
também queres medronho?
e sim, ela faz entregas a domicilio.

A disse...

o medronho deixa-me lento no dia a seguir, pode ser só a melosa. espera lá, falaste ontem? é quem eu estou a pensar?

Nawita disse...

não, não é ela.

encomendei logo para ti quando fui buscar o fix da noite!

A disse...

lol, fix.

Alexandra disse...

Esquecendo a melosa, já despachei uma caixa de 12 trufas de chocolate da Hussel.

Viva o licor que já não acerto nas teclas.

Nawita disse...

Alexandra,

Essa foi cruel! Aqui só tenho maçãs!

Alexandra disse...

Dei uma escapadela ao centro comercial. Resultado da "faina":

1 caixa de trufas,
1 caixa de qeijadas de sintra;
1 fondant de chocolate do go natural.

Nawita disse...

Queijadas dispenso, agora o chocolate...

grassa disse...

Eu tenho aqui um doce que... uma coisa docinha mas que...
Ah, esqueçam.

É um pénis.
Pronto.

Alexandra disse...

Ahahahah!

Ana disse...

nawita, amigo colina verde?... :D

eu tb não vou estar de férias. Mas vão-se tirando uns dias. Hoje vou ao autódromo eheheheheh, ver James e mais uma data de outros que nem sequer conheço... :D

Pode-se dizer que é uma noite de férias! :D

Ana disse...

ò grassa...desculpa lá...mas como é que sabes que é doce?... arrrght!

Alexandra disse...

Foi uma passarinha que lhe disse.

(Não pude evitar)

Nawita disse...

Vani,

sim, diz isso ao teu amigo do algoz, para ele te explicar como é que lá vais.

eu vou ao pópódromo no sabado, ver não sei o quê também!

Alexandra,

LOL!

grassa disse...

Como é que eu sei que é docinho?

Foi uma coisa que chegou até mim.
De boca em boca.

Ana disse...

Alexandra, Grassa e Nawita, cada um dos nomeados, por favor, levantem-se e recebam um enorme LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! :D

Alexandra disse...

Receber um LOL?

Isso dá desconto nos restaurantes? Entrada no Oceanário?

Gata das Botas disse...

A quem possa interessar...

grassa disse...

Já vou ler, Gata.

Nawita disse...

Epá descontos? Eu só recebi um pin!

grassa disse...

Obrigado, Vani.

Recebe isto como prova da minha gratidão.

Alexandra disse...

Ahahahah! É o que se segue ao calendário dos padres?

Nawita disse...

minha nossa senhora da agrela que não há santa como ela!!! Grassa tu estás tão mas tão a arder!!

grassa disse...

Se isto é que é o amor que Jesus Cristo tem por nós: passo.

Nawita disse...

Grassas a ti passamos todos!!

grassa disse...

Passem-me, mas passem-me de mão em mão.
E metam-me na boca.

Como o corpo de Cristo.

Nawita disse...

ah ah ah ah ah!

caramba!!

A disse...

tenho que ser forte... não me posso rir...

Nawita disse...

A,

de Cristo?

grassa disse...

Cristo é tipo uma das maiores rameiras da história da História.

Milhões de pessoas já o comeram.

É que até fazem fila para o comer!
A única vez que vi uma fila para comer alguém foi em Barcelona na Feira do Sexo, quando uma mulata quebrou o recorde de "Maior Chavasco do Mundo".

isa disse...

Homem sem Fé, Grassa!

menino mau! vais pró inferno!!!

( espera ... mas isso era bom ...)

AD disse...

E na volta era dessa caverna de Barcelona que o outro falava. Mas se calhar não era alegoria mas sim alegria. A alegria da caverna.

grassa disse...

Alegria só durante os primeiros duzentos, trezentos gajos, que acredito que depois eles deviam ter que levar aquelas picaretas de alpinismo para conseguirem furar as estalagmites.

AD disse...

Eu no lugar deles tinha medo. Com o azar que tenho quando fosse a minha vez ainda saía de lá o metro da Linha Amarela. E isso é coisa para magoar o piu-piu.

grassa disse...

Ou então saía de lá um black de duzentos quilos a fazer de porteiro e a dizer que aquilo, agora, era só ladies night.

Gata das Botas disse...

Só agora me inteirei como deve ser do assunto da festa na caverna e devo-vos dizer que... epá, não digo nada. Estou um bocado agoniada com a vossa habilidade de javardar como se não houvesse amanhã.

grassa disse...

Como bom empirista que sou, acredito que o amanhã não existe mesmo.

Amanhã logo te digo se ele existe ou não.

A disse...

é engraçado que tudo o que se processou em barcelona é muito similar à produção de queijo artesanal. a única diferença é que na produção de queijo, há apenas um senhor a amassar o leite.

AD disse...

Ou muito me engano ou este último comentário do A foi o mais porco de sempre da história da blogosfera.

Alexandra disse...

Foi sim (nojo).

AD disse...

Já é oficial. Acabei agora mesmo de receber a confirmação do organismo do estado que tutela a supervisão de comentários e, segundo os números da união europeia, aquele foi mesmo o comentário mais porco da história da blogosfera.

A disse...

vós sois demasiado simpáticos.

grassa disse...

vós sois demas... urgh.
Desculpem.
Tenho de ir vomitar.
Não aguento.

Essa foi demasiado até para mim.

tiagugrilu disse...

Gosto de te ver alegore!

Ana disse...

Se não te conhecesse (espera aí, não conheço, mesmo), grassa, diria que me estás a mandar enfiar o Lol num certo sítio... (`-´)

Alexandra, é só um LoL. Se lolarmos graciosamente, como as socialites, talvez nos paguem para lolar nos sasha sessions deste país.

Nawita, um pin? onde onde onde?

Como é que isto já descambou no quarto de cristo?...

Ana disse...

Se somos quem conhecemos, A, e se admites que há aqui pessoal simpático, então talvez tenhas de admitir que, bem, enfim, tu, se calhar, até que és...mmm...simpático?...