segunda-feira, março 30, 2009

Semana Depressiva - Bonomia

Então parece que estou um pouco em baixo, triste, apático, sem graça. A sério, é a verdade! Por isso esta semana será a semana depressiva aqui no Brain Estruming. :(

Não sei se sabiam mas o meu alter-ego no mundo a que chamam de realidade é tido como um gajo porreiro. Mal sabem as pessoas que na realidade sou é um gajo interesseiro.

Verdade! Na realidade todos somos. É claro que na grande maioria somos todos bons para com as outras pessoas, mas apenas com a ideia de que teremos algo em troca mais cedo ou mais tarde. Isto é, tudo bem que ouço os problemas dos meus amigos e os ajudo quando preciso, mas faço apenas isso com a ideia de que mais cedo ou mais tarde quero que me façam o mesmo e nessa altura desforro-me. "Faz aos outros o que gostavas que te fizessem a ti"

É claro que podem sempre dizer que há pessoas genuinamente boas, pessoas que ajudam os outros apenas pelo prazer de ajudar... e aí está, fazem porque as faz sentir bem, ou não o fariam. Por mais estranho que pareça: "Sim, tratar deste nonagenário faz-me sentir uma pessoa realizada".

Depois há aquele circulo de pessoas que toleramos e com os quais costumamos estar (vou chamar-lhes de amigos), podemos dizer: qual é o interesse de os ter?. Os amigos são pessoas que nos fazem sentir bem e como animal social que somos, precisamos desses círculos de pessoas para não atingir um estado demencial. Sim convido-os para jantar, ofereço o último pedaço de tarte, mas apenas porque tenho interesse em vê-los satisfeitos comigo, para que continuem a ser meus amigos. Porque se não fosse o caso, era verem-me a comer aquilo tudo à maluca.

Com o passar de cada dia desta semana espero que um pouco da vossa fé na humanidade se perca irremediavelmente.

15 comentários:

A disse...

amigos, lembrem-se: quando pergunto se querem a ultima fatia de tarte, na realidade eu quero mesmo muito comê-la!!

Anónimo disse...

Olha que ainda podes vir comigo ver o rally! Vai ser fixe, e é no Algarve. All good! :D

Seline disse...

Se perdemos a fé na humanidade, o que nos resta?
Estranho objectivo o teu.
Mas vai tentando, quem sabe consigas ;)
Beijo

A disse...

só estou assim porque a tarte era mesmo boa... e gostava de ter comido o último bocado.

Anónimo disse...

Para quê, pa?
Para ficar como tu?


ahahahahahahah

Anda, toma uma beijoca, que hoje estou boa pessoa!

ahahahahahah

Já me calo!

Patrícia Villar disse...

Deves ter muitos amigos deves...

A disse...

patrícia, tenho muitas pessoas que tolero. :p

obrigado, cris... estás muito simpática. que andas a preparar!?

Anónimo disse...

será que me podes oferecer a última fatia de tarte?

beijinho guloso

Serenna

o karamelo disse...

Por muito que tentes, não conseguirás fazer-me perder a fé na humanidade (ou resquícios dela) salientando este teu defeito capital, porque as pessoas que toleras apercebem-se do interesseiro que és, e apesar disso aceitam-te na plenitude. E quando fizeres o mesmo a ti próprio, passarás a ter uma Semana Impressiva!

O ser humano é naturalmente egoísta e interesseiro. Alguns é que se apercebem que para atingirem a sua felicidade, se devem preocupar também com a felicidade dos que os rodeiam, talvez mesmo mais até do que com a sua (já diz o Dalai Lama, e o Jesus, e o Buda e os outros líderes religiosos e os tipos da auto-ajuda. essa corja). Que é portanto aquilo que já atingiste. Por isso, mereces um bem-haja.

grassa disse...

Nada é 100% altruísta.

Tudo é 100% egoísta.

Mas há egoísmos e egoísmos.
Eu prefiro os segundos.
Os egoísmos.
Não os egoísmos.

Anónimo disse...

Eu?
Mas achas que eu não era capaz simplesmente de ser querida contigo sem mais nada?

Ok, é difícil, mas acredita que acontece!


Beijinhos!!!
(vês?)

A disse...

já vos disse que gosto de vocês! é bom que vos trate bem para que fiquem aqui, perto de mim, para me sentir bem. alguém quer o último pedaço de bolo?

Anónimo disse...

Eu já disse que queria...é minha?


beijinho guloso

Serenna

A disse...

sim é tua, sou um tipo fixe!... mas o que é que eu quererei em troca?

Anónimo disse...

hm, que tal um beijinho bom?

serenna