quarta-feira, novembro 02, 2005

Histórias da minha aldeia II - A Campa do Preto

Aviso às pessoas que padeçam de uma maleita, que tem vindo a afectar grande parte da sociedade Portuguesa, bem como mundial. Essa doença, conhecida por ‘exagero de correcção politica’ pode levar as pessoas afectadas a reagir exacerbadamente a algumas palavras ou expressões.

Segundo se conta, em 1790, na aldeia* de FJS existia um rico Lavrador, que possuía vários campos, um belo dia um dos escravos pega fogo a uma das searas de trigo desse mesmo lavrador, a mando de um brasileiro que tinha problemas com esse lavrador. Pois bem, o escravo pôs fogo à seara e lixou-se, ele e o brasileiro. O brasileiro, foi morto por um jogo de navalhas (não adianta perguntar-me o que isto é, porque por mais que o meu avô explicasse, eu não consegui entender) e o escravo sofreu um castigo ainda pior (pior, tendo em conta que não sei o que é ser morto por um jogo de navalhas)


Inicio da reconstrução dramática
- Bix nood! Mas que vilania, vil escarumba. Irás sofrer uma morte deveras funesta
- Mais espatrão, io não fez nada, só vim ver os fogo, meu.
- Silêncio mentiroso! Amarrem-no ao cavalo, pelo pescoço.
Fim da reconstrução dramática

O colérico Lavrador montou o cavalo e chicoteou-o, e este começou a galopar, arrastando o escravo pelas freguesias de VCD. O negro foi arrastado desde, do local convenientemente chamado de Campa do Preto, em FJS, (onde existe uma cruz, mas não sei se tem alguma coisa a haver com esta história) até ao local convenientemente chamado Campa do Preto em GMD, no concelho vizinho a VCD e como conhecedor da região, garanto vos que é um distancia lixada para fazer arrastado por um cavalo.

Os habitantes de GMD, foram apanhar todos os bocados do escravo, que tinham ficado pelo caminho e erigiram uma sepultura, em homenagem ao Santo Preto, fazendo inclusivamente uma festa todos os anos nessa freguesia, em memória do Preto, morto barbaramente por um FJSense...


E aqui acaba mais uma história da minha aldeia, espero que tenha sido do vosso agrado, em particular para o karamelo, que se queixou por da última vez ninguém ter sido morto por uma caçadeira de canos cerrados. Isso também não aconteceu desta vez, mas espero que o final desta historia tenha sido tão ou mais emocionante, que um final envolvendo caçadeiras de canos cerrados.


*Na realidade é uma freguesia, mas nós, FJSenses, chamamos-lhe aldeia.

1 comentário:

A disse...

eu acho que esta história assustou o pessoal... fixe :D