segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Lord of the Laço


Ora muito bom dia, hoje as temperaturas vão descer devido à infuência
de uma corrente de frio nórdico e à fraca resposta do anticiclone dos Açores, pelo que vamos assistir uma mudança de tempo generalizada.
No Porto, a bela cidade de Ramalho Ortigão e de Eugénio de Andrade, a máxima é de 14 graus e a mínima de 2, com alguns aguaceiros no período da tarde.
Na lindíssima cidade de Lúcio Craveiro da Silva, 12 graus de máxima e 1 de mínima; mais abaixo, na lindíssima terra de Sá de Miranda, a mesma situação em relação aos aguaceiros e 5 graus celsius de mínima, 16 de máxima.
Lisboa, a cidade de Castilho, terá fortes aguaceiros com algumas abertas, máxima de 18 e mínima de 7 graus.
Em Santarém, a bonita cidade de Braamcamp Freire terá 17 de máxima e 5 de mínima, e na excelsa cidade de Garcia de Resende a temperatura máxima rondará os 16 graus e a mínima, os 6. Por fim, na lindíssima cidade de António Ramos Rosa, fará sol e as temperaturas oscilarão entre os 8 e os 19 graus.


- Isto fui eu que inventei, pelo que é provável que muita coisa esteja errada. Mas o Senhor do Laço também inventa muito e toda a gente o respeita mesmo assim. Talvez seja do laço, talvez seja do seu profundo conhecimento sobre a cidades onde nasceram todos escritores portugueses (mas apenas até ao Realismo), não sei, mas o homem diz-me que vai chover e eu levo o guarda-chuva. Quantas e quantas vezes em vão... Vou com um peso desnecessário, é verdade, mas contentinho por ficar a saber que Braancamp nasceu em Santarém e que Ramos Rosa ia apanhar conquilha à Ilha do Farol.


Interpretação artística do Senhor do Laço por parte de
Antoine de Saint-Exupéry

Mas quem será este senhor? O que o moverá? Porque é que usa um laço? Será que sempre quis ser poeta, e daí o laço à Pessoa, mas foi cedo lançado à meteorologia por pais alucinados que na arte da adivinhação acharam encontrar um futuro melhor para o seu filho? Provavelmente nunca saberemos, o que sabemos é que em certos dias, dias esses que acabam por se tornar mágicos, encontramos nas notícias da manhã alguém que nos dá a previsão do tempo com um toque de loucura que podemos apenas aspirar vir a ter.

Enquanto tentava, em vão, encontrar uma imagem do Senhor do Laço, descobri esta coisa aqui,que é uma maravilhosa terra de fantasia onde o espaço e o tempo não fazem sentido e todas as horas são horas de falar de meteorologia, onde se pode ver as temperaturas máxima e mínima na casa do senhor que fez o segundo comentário, e a diferenciação social se faz com nomes de nuvens...

"Epá, o gajo vira-se para mim e diz que para a semana a mínima vai descer... pfff... o gajo não passa de um cirrus... E eu não admito isso nem sequer a um cumulus nem a um nimbostratus. Tem que comer muita couve com feijão para chegar a cumulonimbus, ai tem, tem... O maldito, pá. Irra, que não há respeito às nuvens altas."

É realmente um sítio da Internet fantástico onde podemos aprender um pouco de tudo, desde que tudo seja apenas sobre meteorologia. Fiquei a saber que o ecrã onde é apresentado o tempo tem 130 polegadas e não 100, o que faz dele o maior da Europa. É o DISPLAX, que pelos vistos, para além de ter nome de laxante, tem também polegadas suficientes para provocar orgasmos múltiplos a cerca de 8 a 10 meteorologistas (ou meteomaníacos, como se intitulam) em simultâneo. A sério, ouvi na Hora do Sexo, da Antena 3 e para mim o que o Quintino Aires diz, é a Verdade. Menos quando ele fala em mamas, porque o homem claramente não aprecia mamas e pronuncia "mamas" como quem se refere a uma hérnia discal. "Ai as mamas isto e as mamas aquilo... E a pessoa deve tocar nas mamas das gajas, porque mamas é bom e mamas sabe bem..." OS TOMATES.
Ele percebe é dos tomates. Mesmo.

Bem, mas voltando à metereologia, a previsão para Portugal, hoje será:

Saramago pouco existencialista, temporariamente encoberto por Margarida Rebelo Pinto. Temática em geral fraca, do quadrante leste, tornando-se gradualmente moderada a forte. Períodos de Eça de Queirós forte, com ocorrência de algum Torga nas terras altas.
Acentuado António Lobo Antunes nocturno com formação de sonolência, em especial nas zonas de maior descrição. Ocorrência de artigos de opinião matinal.

Post a 4 mãos.
Por ordem alfabética (eheheheh...!):
A,
Tiagugrilu (que atende neste tasco).

22 comentários:

tiagugrilu disse...

Ainda não te tinha falado do meu fascício pela imagem que Exupéry fez especialmente para o nosso texto.

Brilhante!

- Epa, como é que se tira a citação que eu tenho no fim a verde. Ou melhor, como é que se passa para cor normal...= Tipo, preto...?

A disse...

um post que tem tanto de longo como de épico! uma ode a um ilustre e anónimo animador da manhã, escrito em conjunto com outra figura igualmente épica tiagugrilu aos dois a minha vénia!

ps: tira as tags blockquote e blockquote

tiagugrilu disse...

Thanks.

Fixe fixe é nem precisarmos de comentadores.

Qualquer dia lançamos um livro e compramos todos os exemplares, o que achas?

VAMOS FICAR RICOS !!!!!!

A disse...

o exupéry é um bacano, mal lhe disse que era sobre o homem do laço ele fez logo questão de fazer o boneco, disse que não me preocupasse com nada... e não me preocupei. no final sai, como tu disseste, este koala. já não se pode confiar nos autores de antigamente.

A disse...

isso é uma ideia BRILHANTE!! e não estou a exagerar no CAPS LOCK.

tiagugrilu disse...

ya, eu sei que é uma ideia vencedora. Não digas a muita gente.

- Já ouviste o Quintino Aires a falar de pilas? O homem delira.

A disse...

opá, confesso que não ouvi a hora do sexo tantas vezes como gostaria (deveria) ter ouvido. já o ouvi a falar de vaginas e notei o desinteresse no tom de voz, mas de resto nunca o apanhei a falar de pénis. mas acredito que ele vibre!

A disse...

esqueci-me de referir que para aí 80% do post é tiagugrilus™

tiagugrilu disse...

Mas o homem quando fala de pirocas sabe do que fala.

Já deu uns conselhos bacanos à minha namorada.

CBlues disse...

Perdoem-me a ignorância mas não sei quem é o homem do laço. Confesso que apesar da representação do criador do pequeno príncipe, fiquei mais ou menos na mesma - quase como a tua representação cubista. Estou como a Cláudizabel - preciso de um herói - e pelo que li, estou convencida de que irá substituir rapidamente o homem aranha.

A disse...

o senhor do laço é um homem feito da mesma matéria que os sonhos, um herói de uma nova geração que não vê fronteiras entre temas, uma nova geração preparada para desafiar as regras e aceitar as consequências da mistura de meteorologia e a escrita poética! não tenho medo de dizer que é o meu herói...

ps: ele foi mordido por um fernando pessoa radioactivo...

Ana disse...

loooooooooooooooooool, adorei a previsao para hoje ahahahah. E a ilha do farol aqui tao pertinho de mim ehehehehe.

Ana disse...

POr acaso, a claudisabel foi da minha turma no liceu...mas na altura não cantava por um herói, cantava, só... oh pah, a moça é simpatica.

Bem, eu já tive longas conversas comigo mesma, naquela de animar um post, ahahahah. Até já tive um post em que a minha bipolaridade se degladiava.

E, entretanto, o sol continua a brilhar em terras dos gharbes!!! :D

ps - comó é que de meteorologia se passou rapidamente às pilinhas?...

CBlues disse...

A, deixaste-me água na boca com essa tua descrição a roçagar a poesia sobre o homem do laço. Onde posso ver mais sobre ele? Quero ser benzida com a água benta que é a sabedoria que brota da boca dessa divindade.

CBlues disse...

Van, sabia que havia algo que fazia ter simpatizado com os teus bitaites. És algarvia moooça! Não tenho uma costela algarvia, tenho basicamente todas mas nasci cá em cima. Suponho de o mundo interior delirante seja característica, tenho longas conversas comigo mesma. Acho que simpatizo comigo, pelo menos nunca disse mal de mim nas minhas costas, e isso já é uma grande coisa, ora essa!

Ana disse...

Cblues heheheh, eu tb não nasci no algarve! Mas a famelga sim (quase toda), e vivo aqui desde os 4 anos. Considero-me algarvia de gema!!! ;-)

Patrícia Villar disse...

Confesso que assim que comecei a ler o 1º parágrafo tive de ir espreitar logo no fim do post para ver quem tinha sido o autor...

A disse...

isso pode ser entendido de várias maneiras patrícia... e nenhuma delas é boa.

cblues, todos os dias a partir das 6.30 no bom dia portugal da rtp 1, mas ultimamente ele não tem aparecido.

algarve, apenas mais um promotor de esquizofrenia. (foram vocês que o disseram)

Patrícia Villar disse...

A, como tu entendes tão bem...

Ana disse...

euuuuuuuuuu? euzinha nã disse nadica disso não não!!!

pera aí...foi a outra...deixei-a escapar outra vez...damnit!

tiagugrilu disse...

Patrícia,

Devo dizer que apesar de ter escrito a entrada do post, aquelas palavras são uma reprodução quase exacta daquilo que o homem diz.

Vá, uma reprodução barata.

Dos chineses.

o karamelo disse...

O fantasma de Saint-Exupèry continua a assombrar-me: as aterradoras imagens dessa obra emo-surrealista, erroneamente comercializada para crianças, chamada "Principezinho", que tantos pesadelos causou a mim e a quem o leu numa tenra idade, regressam agora numa interpretação deste senhor que já me causou pelo menos 2 novos traumas psicológicos, e só olhei de relance (a imagem, não o senhor. Esse parece-me um entertainer nato, qual Júlio Isidro, e só cura pesadelos em vez de os causar).

PS: tenho de vir cá mais vezes :(