quinta-feira, janeiro 29, 2009

Dicionário Brain Estruming - Sesquipedal

Diz-se de uma palavra com muitas sílabas, uma palavra longa.

É engraçado como uma palavra que define o conceito de palavra longa, seja ela própria uma palavra longa. Parece que foi criada para forçar as pessoas que se queixam de quem usa palavras compridas a usar uma palavra comprida, para depois serem gozadas. Suponho que seja por isso que caiu em desuso, gajo engraçado o que se lembrou disto, provavelmente!

Chama-se também sesquipedaliante a uma pessoa que goste de verborrear palavras longas, mas isto posso ser já eu a inventar (o que junto com verborrear perfaz duas palavras inventadas, o meu recorde pessoal).

7 comentários:

Anónimo disse...

Deixa ver se te arranjo um hobby...

grassa disse...

"Sesquipedal" parece algo relacionado com ciclismo...

A disse...

eu já tenho um hobby, cris... é ver televisão. gosto bastante de ver televisão e sempre que tenho um tempo livre reservo-o para isso.

é daí, grassas. eu bem que me lembrava de já ter ouvido esta palavra antes.

Anónimo disse...

Então tenho que te arranjar outro mais interessante, desses que não te deixem pensar em parvoíces!

Anónimo disse...

Quando era novo preocupava-me o facto de ter tendências sesquipedaliantes sem conhecer a palavra (só falava com palavras grandes, e perdia que tempos de volta da palavra correcta, em vez de usar palavras "tipo" e "coiso"). Agora que a aprendi (obrigado Brain!), fico mais tranquilo por ter a neurose identificada e etiquetada, o que é confortável por trazer uma sensação de organização.

Anónimo disse...

Anónimo, podias ter dito: "em vez de usar palavras do tipo "tipo" e "coiso"". :D

A disse...

tens alguma sugestão cris...zinha? alguma coisa mais animada?

josué, podias ter dito: " ". :D