sábado, outubro 08, 2005

Trupes movidas a foguete e Caloiros Encantados

Está nas ruas de Coimbra o poster da Latada deste ano.

Após um profundo e longo estudo do cartaz, vou partilhar com o “mundo Internético” o que para mim este cartaz representa. Aviso já que este post vai ser extremamente grande, pessoas com um cérebro limitado, que se aborreçam facilmente, ou que simplesmente não gostem dos meus posts (sim tu 'd') são aconselhadas a não ler.

Numa primeira análise, reparei que as personagens que dão vida a este cartaz... estão a voar! Como, eu não sei, mas vou tentar expor algumas ideias que poderão explicar o facto.


O Doutor
Tal como as outras figuras, encontra-se em pleno voo. Já ando nestas andanças de Coimbra há alguns anos, mas nunca em todo este tempo, eu vi uma trupe voadora! É verdade que já não saio à noite há muito tempo, e os costumes podem ter mudado entretanto, por isso não posso afirmar com certeza que não existem trupes voadoras...

Mas estou para aqui a falar de trupes e doutores, mas ao início custou-me bastante aceitar que as figuras eram estudantes de Coimbra. A minha reacção inicial foi pensar que se tratasse de um bando de morcegos a voar pelos céus de Coimbra (não tive muito tempo de aprofundar esta hipótese, por me encontrar ocupado na altura, com algo que me ocupava a atenção toda). Mas depois de uma observação mais atenta, reparei que eram pessoas, e como me fez ver um colega meu, mais concretamente ninjas!

A possibilidade de serem ninjas, serviria também de explicação á minha dúvida inicial. Na realidade não estariam a voar, estariam sim a saltar, como se vê nos filmes com ninjas, onde eles são capazes de saltar com facilidade por cima de muros e casas. Mas como o cartaz é para Coimbra, e cá não há ninjas, só podem ser doutores, com graves problemas lombares como se pode ver pelas corcundas que têm nas costas.

Mas como esse meu colega disse “os trajes do nosso ano não tinham aquela mascara, para por em frente à boca, só podem ser ninjas”. É bem verdade, suponho que seja uma alteração recente feita ao traje, o que me leva a outra explicação para a razão dos referidos poderes aéreos: O novo traje, para além de ter uma mascara ninja, tem também um dispositivo qualquer que permite voar. Como se pode ver na parte traseira* existe um rasto do que parece ser fumo, que suponho eu, seja do par de foguetes que agora devem fazer parte do Traje Académico.

As noites de Coimbra devem estar mais animadas que nunca, com estas novas Trupes... as Trupes do século XXI.
*Isto fez-me lembrar outra razão para eles estarem a voar :D


O Caloiro Encantado

Vamos agora tentar perceber o boneco que intitulei Caloiro Encantado. Muito bem, ele encontra-se a fugir da Trupe movida a foguetes, com um ar temeroso e confuso, pois sabe que está lixado e não entende muito bem porquê é que ele e a Trupe estão a voar. Também se nota que a Trupe está bastante enraivecida, por não estarem à espera que o caloiro escapasse a voar.

Estou convencido que o Caloiro Encantado não voa através dos mesmos meios que os doutores. Isto porque o caloiro, não tem a corcunda que os doutores têm (esta corcunda deve ser apenas o equipamento de voo) e porque se encontra rodeado do que parecem ser estrelinhas... e daqui vem a justificação para o nome Caloiro Encantado. Claramente o caloiro, foi encantado por uma qualquer força superior (talvez a Sininho do Peter Pan) que se compadeceu da sua triste sina, e lhe concedeu o poder de escapar à Trupe voadora.

Finalizando: tudo isto para continuar sem entender porque é que eles estão a voar!

4 comentários:

Anónimo disse...

É assim, os doutores têm jet-packs nas costas e o caloiro comeu feijoada! Está tudo explicado. :P

Adriana disse...

eu ainda sou do tempo em que o pessoal fugia a pé...

o karamelo disse...

Esse tipo que reparou que pareciam ninjas não me parece nada má pessoa, pelo que contas aqui... muito perspicaz e inteligente.

A disse...

lol
sim também achei que foi um comentário perspicaz e inteligente, só não disse quem foi por essa pessoa ser também bastante envergonhada...