sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Juízo

Num mundo moderno e em constante mudança, é bom termos algumas coisas como certas e sobre as quais podemos alegar não ter qualquer tipo de controlo. A genética veio ajudar muito nisso. Coisas que antes eram vistas como comportamentos desregrados, ou fruto de uma educação pouco vigiada, agora podem ser culpadas em algo que não podemos controlar. Grande parte daquilo que sou e faço está intimamente ligada a genes vadios que me condicionam o comportamento e o corpo.

O fim-de-semana que passou, tive direito a um daqueles momentos pai e filho. O meu pai queria limpar umas placas de metal que para lá tinha e para o efeito temos um ácido fraquinho, que deixava as placas bem catitas. Só que tanto eu como o meu pai achamos que o acido era fraquinho demais e estava a demorar muito tempo.
Tínhamos ali perto um garrafão de ácido sulfúrico, que o meu pai usa para dar camasso* dos clipes** do vizinho e resolvemos verter um pouco para dentro do garrafão de ácido fraquinho, a ver se despachávamos o trabalho. Fiz um funil, com o topo de uma garrafa de Sumol e comecei a verter o ácido, sobre o olhar atento do meu pai.

O que acabou por nos apanhar totalmente de surpresa, foi o funil e o ácido saltarem numa explosão corrosiva que me salpicou a cara. Não foi muito, nem é nada que deixe marcas duradouras (pelo menos espero), mas agora pareço o Tom Hanks, no filme Philadelphia, cheio de Sida na cara.

Concluindo, acho que toda esta experiência prova que também o juízo, tal como a falta dele, é algo que é passado de geração em geração, e que as pessoas podem nem sempre ter a presença de espírito necessária à situação
Portanto não gozem com as pessoas que por um, ou outro motivo tiveram momentos dos quais poderão não se orgulhar, pois é o património genético trazido até nós pelos veneráveis antepassados que conseguiram sobreviver a guerras, amores e à fogueira.

*o mesmo que dar cabo, estragar, matar
** diminutivo de Eucalipto

1 comentário:

Unknown disse...

Tens sempre o "Doutor, preciso de ajuda" da TVI :)
Rápidas melhoras!