segunda-feira, maio 25, 2009

Reviver o passado como se fosse o futuro relativamente ao passado!

Segunda-feira, Setembro 12, 2005
Paginas demasiado animadas, ou como é que a evolução protegeu os seres humanos dos tigres dentes de sabre, mas não nos preparou para o futuro


A evolução humana, tornou-nos mais aptos a sobreviver no mundo que nos rodeava. O nosso cérebro, por exemplo, está constantemente atento a alguma movimentação que ocorra na periferia do nosso campo de visão, se alguma coisa se mexer, a nossa atenção é imediatamente desviada. Isto era muito bom quando andávamos pela floresta pré-historica, e quando um tigre dentes-de-sabre aparecia escondido numa moita. Os homens pré-históricos que tinham a habilidade de reparar no que se encontrava na periferia do campo de visão, tinham mais probabilidades de conseguir fugir a tempo, enquanto que os que não conseguissem isso, o mais provável é que fossem comida de tigre.
Com o tempo apenas sobreviveram os que tinham essa capacidade...

O homem, acabou por alterar o mundo á sua volta, e criou a Internet. Com a Internet foram criadas toda uma miríade de coisas engraçadas para lá por, e as pessoas num frenesim incontrolável, queriam mete-las todas na sua página de Internet, isto resultou em páginas cheias de coisas a saltar, a piscar e a correr por todo o lado. O que acontece é que o nosso instinto, que em tempos idos nos protegia dos tigres dentes-de-sabre, revela-se muito desorientador, quando tentamos ler o que está escrito nestas páginas demasiado animadas, a nossa atenção é constantemente desviada para algo que começou a piscar, ou a correr de um lado para o outro. Os homens das cavernas, que conseguiriam ler brutas páginas de Internet, apinhadas de animações, acabaram todos nas barrigas dos tigres dentes de sabre e nós (os que sobreviveram) somos incapazes de lidar com o problema... a evolução não tem a capacidade de prever o futuro, nem nós temos capacidade de desviar a atenção daquela coisa a piscar no canto do ecrã, para a qual olhamos sempre, mesmo sabendo que já tínhamos olhado para lá anteriormente... e como isso é irritante!!

11 comentários:

A disse...

por quase sugestão de uma leitora conhecida por ALM, deixo esta memória/recordação.

estive bastante tentado a reescreve-la, mas depois decidi-me a deixar as coisas como eram, se não seriam outra coisa. certo?

grassa disse...

Fazes muito bem em reviver o passado, se reviver o passado continuar a significar o reavivar de pérolas como esta.

E falamos de um passado que eu não conheço.
Aliás, se há algo que posso concluir lendo estes posts, é que eu, para ti, vim do futuro.

E trago uma mensagem de esperança.

A disse...

alvissaras, meu bondoso grassa, alvissaras...

Anónimo disse...

Irritante?

É masé uma puta duma paranoia do carajo!

isa disse...

Eu só tiro tudo o que mexe, pisca ou brilha da minha página, quando me passar o deslumbre!
Para já fica assim, irrite a quem irritar!

A disse...

que página?

Anónimo disse...

É caso para citar uma filosofa muito popular há uns anos atrás:

"se Eles olham para a esquerda, pisca, pisca
se eles olham para a direita
pisca, pisca
Andam praí a piscar p'ra ver se arranjam conquista
Parece que está a dar, e que veio p'ra ficar
A moda do pisca, pisca"

Sábias palavras...

Recolhamos-nos na nossa adoração, prostrados que estamos perante tal sapiência... Creio que ela já antevia tudo isto, qual Nostradamus.

Bons piscas.

Serenna

A disse...

ai estava uma rapariga que no advento da internet viu que aquilo não ia dar bom resultado e criou um hino de protesto. e que é que nós fizemos? rimo-nos...

Anónimo disse...

pois é...a caturra da Marlene, rute de seu nome estava muito à frente.Acho que ainda hoje continua a estar muito à frente... mas, como estou numa de recordar, nostálgica..lá está, deixo aqui este baluarte de cultura que foi o programa que divulgou personalidades como o ainda é Macaco Adriano.

chorem de saudades:
http://www.youtube.com/watch?v=afV1NUXqSCg

beijinhos piscados

Serenna

Anónimo disse...

Depois de me ter fascinado com o video do pisca pisca...achei por bem deixar aqui mais esta pérola...

http://www.youtube.com/watch?v=bqodLy7l-jw&feature=related

isa disse...

eu NUNCA, mas nunca me ri da Rutita!
Sou mais como a Serenna e choro, não é de saudade, mas choro!