domingo, abril 09, 2006

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Recentemente eu e o meu irmão discutimos sobre uma desordem de foro psicológico, de nome TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo (...conversas intelectuais, desta é que não estavam à espera). Este disturbio pode basicamente descrever-se como uma mania que afinal é doença. Um exemplo típico é a preocupação excessiva com a limpeza, levando a pessoa a lavar repetidamente as mãos ao longo do dia, ou qualquer parte do corpo que entre em contacto com algum objecto. Ou então verificar vezes sem conta que a porta de casa ficou trancada (quando ficamos inadvertidamente presos do lado de fora e queremos entrar, verificar constantemente se a porta está mesmo fechada não conta)

Enquanto discutíamos o assunto, começamos a reparar que também nós possuíamos um comportamento Obsessivo-Compulsivo. O nosso Comportamento Obsessivo-Compulsivo é não fazer nada, estar quietos, parados, sem fazer nenhum e temos que estar assim horas a fio. Caso apareça algo que necessite ser feito, ou nos peçam para fazermos algo, somos logo invadidos por um estado de ansiedade insuportável, e uma sensação bastante desagradável de cansaço, que apenas são superadas quando voltamos ao nosso estado letárgico e mesmo assim só ao fim de algumas horas de nada fazer.

Agora que penso nisso, o Comportamento Obsessivo-Compulsivo é algo de recorrente na minha família, lembro-me de o meu avô contar que sempre que o seu pai chegava a casa, tirava o cinto e distribuía porrada pela família toda.

1 comentário:

Adriana disse...

tb sofro disso sim sr.
s bem q a sensaçao de alivio depois da cessaçao d actividades é kase instantanea... :P