terça-feira, fevereiro 14, 2006

Que dia é hoje?

Hoje faz anos que o sacerdote Valentim, morreu à mão dos romanos, por consagrar casamentos à rebelia das ordens do imperador Claudius II, que tinha proibido os casamentos na esperança de angariar mais soldados para os seus exércitos.

O dia 14 de Fevereiro para os Romanos, era também o dia de Juno, Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte era o inicio da Lupercalia, uma festa que celebrava a juventude e o amorrrrrr. Durante esta festa eram sorteados os casais que deveriam andar juntos durante os dias seguintes que durasse a festa.

Na França existia a tradição de associar os pássaros ao futuro sentimental da pessoa, quem visse um pica-pau no dia de 14 de Fevereiro, era sinal de que ia ficar só o resto da vida.

Para acabar, na Ilhas Britânicas durante a época Celta, as crianças vestiam-se de adultos no dia 14 e iam de porta em porta cantando poemas que celebrassem o amor.

Conclusão: só se aproveita a Lupercalia, os romanos é que sabiam festejar.

Brain Estruming
A trazer cultura ao internauta comum desde Junho de 2005!


P.S: Para acabar deixo aqui uma musica dos Broken Social Scene, Her disappearing theme (gosto particularmente do som que se assemelha ao bater de um coração e que vai desaparecendo ao longo da música)

1 comentário:

Adriana disse...

eu discordo dessa conclusão. parece-me q o imperador tb tinha umas ideias engraçadas...