Não sei se alguma vez se aperceberam mas a Lua mostra apenas um dos seus lados. A sua translação e rotação são executadas de tal forma que vemos sempre o mesmo lado. O lado oculto da Lua, foi visto pela primeira vez quando os Soviéticos lançaram uma sonda que tirou as primeiras fotografias do lado oposto da lua. A quantidade enorme de crateras encontrada do outro lado, foi prontamente presenteada com nomes de personalidades russas que ninguém conhece.
Como se pode ver, este lado é um pouco mais agreste e crivado de crateras que o lado que nos acostumamos a ver, isto deve-se ao lado virado para a Terra ser mais afectado pela gravidade desta, o que entre outras coisas permite a formação de mares de basalto mais facilmente.
Outra coisa que toda a gente devia saber é que a Lua é na realidade um pedaço da Terra que foi projectado para o exterior, quando um corpo do tamanho de Marte embateu no nosso planeta, no princípio da formação do nosso planeta. Os pedaços que foram projectados para o exterior acabaram por se agregar formando a Lua.
Os Gregos chamavam a Lua de Artemisa ou Seléne.
Para finalizar, uma das crateras, da face visivel, tem o nome Vasco da Gama.
Brain Estruming antena nacional
serviço público para o país
serviço público para o país
3 comentários:
até me deu sono escrever isto... desculpem :p
acredito... :P
Pah, akele lado é agreste porke foram os comunas que o viram 1º
É-lhes bem feita!
Enviar um comentário