terça-feira, fevereiro 28, 2006

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

A
existência
deste
post
é
apenas
justificada
pelo
título
que
tem

hehehe

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Gasolina sem chumbo, a idade da Terra e uma tendência natural para a asneira

Na realidade, Gasolina sem chumbo é um pleonasmo, a Gasolina não leva chumbo na sua constituição.

No início da construção automóvel, era frequente acontecer uma coisa algo aborrecida durante a condução, conhecida como detonação do motor. Como podem ver pelo nome, não era algo de muito agradável para acontecer quando se conduz.

Thomas Midgley Jr. a trabalhar para o centro de pesquisa da General Motors, descobriu que um composto denominado Chumbo de Tetraetilo, reduzia consideravelmente o fenómeno de detonação do motor. Nada melhor que meter o Chumbo de Tetraetilo para dentro da gasolina e não haveria mais problemas. A General Motors, em conjunto com outras companhias construiu a Ethyl Corporation, para produzir tanto Chumbo Tetraetilo quanto pudessem. A empresa usou o nome Ethyl, porque o Chumbo, era demasiado conhecido por provocar cegueira, insónias, insuficiência renal, perda de audição, cancro, vários tipos de paralisia e disturbios mentais. O envenenamento por chumbo é conhecido por Saturnismo e era muito frequente nos chapeleiros que o usavam no fabrico de chapéus, alguém se lembra da história da Alice no País das Maravilhas e a festa de chá?
Até o próprio Midgley tinha sentido na pele o que chumbo era capaz de provocar, mas nada o impedia de virar Chumbo Tetraetilo sobre as mãos e inalar os seus vapores perante os jornalistas quando confrontado com os perigos do chumbo, para provar a sua inocuidade.


Mas Midgley não descansou, depois do sucesso do Chumbo tetraetilo, lançou-se sobre outro problema bastante desagradável da época... o rebentamento de frigoríficos. Os frigoríficos usavam gazes bastante inflamáveis, e quando se dava uma fuga, era bom ninguém estar por perto.
Midgley para impedir isto de acontecer, inventou um produto perfeitamente inofensivo para o ser humano, o Clorofluorocarboneto, também conhecido por CFC. O CFC foi adoptado imediatamente, era tão inofensivo que foi usado em sprays, sitemas de ar condicionado bombas de ar e muitas outra coisas.

O que ninguém se apercebeu na altura é que o CFC elimina da atmosfera outro gás, o O3 também conhecido por Ozono.

O Sr. Midgley também teve muita influência na dificuldade que um outro cientista teve em descobrir a idade da Terra, mas o post já está grande que chegue

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Aqui está algo que não se vê todos os dias

...continuando no tema do espaço

O lado oculto da Lua.

Não sei se alguma vez se aperceberam mas a Lua mostra apenas um dos seus lados. A sua translação e rotação são executadas de tal forma que vemos sempre o mesmo lado. O lado oculto da Lua, foi visto pela primeira vez quando os Soviéticos lançaram uma sonda que tirou as primeiras fotografias do lado oposto da lua. A quantidade enorme de crateras encontrada do outro lado, foi prontamente presenteada com nomes de personalidades russas que ninguém conhece.

Como se pode ver, este lado é um pouco mais agreste e crivado de crateras que o lado que nos acostumamos a ver, isto deve-se ao lado virado para a Terra ser mais afectado pela gravidade desta, o que entre outras coisas permite a formação de mares de basalto mais facilmente.

Outra coisa que toda a gente devia saber é que a Lua é na realidade um pedaço da Terra que foi projectado para o exterior, quando um corpo do tamanho de Marte embateu no nosso planeta, no princípio da formação do nosso planeta. Os pedaços que foram projectados para o exterior acabaram por se agregar formando a Lua.

Os Gregos chamavam a Lua de Artemisa ou Seléne.

Para finalizar, uma das crateras, da face visivel, tem o nome Vasco da Gama.

Brain Estruming antena nacional
serviço público para o país

domingo, fevereiro 19, 2006

Um programa para toda a família

Quando ligamos o televisor e este não está sintonizado em nenhuma estação, 1% da estática que recebemos é devido à luz emitida no momento do Big Bang.

Da próxima vez que não tiver a dar nada de jeito, veja o nascimento do Universo.

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

falta o som

Lembro-me de acordar antes das 7h e passar o resto de tempo que faltava a pensar "Será que isto nunca mais acaba!?"

terça-feira, fevereiro 14, 2006

- Desenrascanço?... Sim obrigado.

Saudade, saudade, ai saudade...

Saudade é a 7ª palavra mais difícil de traduzir para outra língua de todas as palavras do mundo, segundo um estudo feito há alguns anos pela BBC. Saudade costuma ser o bastião da língua portuguesa, a palavra tipicamente portuguesa, e que melhor caracteriza o nosso povo, um pouco como os espanhóis têm a palavra Tortilla.

Mas esquecemo-nos de outra palavra que também é tipicamente portuguesa, e que se calhar caracteriza melhor o povo Português, Desenrascanço. Estas duas palavras provavelmente conseguem definir um povo na perfeição.

Vivemos saudosos do passado, desenrascando o futuro.

Esta palavra também é algo difícil de traduzir, mas talvez por ter um significado menos romântico que o de saudade, ninguém se lembra de a recordar como bastião da língua portuguesa.

O desenrascanço Português é conhecido desde tempos antigos, durante as viagens marítimas era frequente navios de outros países levarem um português na sua tripulação, com o único propósito de este tomar conta do navio em tempos de crise. No meio de uma tempestade, o Português ficaria com total controlo do navio, e daria uso ao seu dom do desenrascanço para livrar o navio da tormenta.

Ainda hoje temos esse dom afinado. Segundo li, uma nova directiva da união Europeia exige o uso de embalagens individuais de azeite nos restaurantes e afins, proibindo os galheteiros de azeite. Tendo em conta esta nova directiva e temendo uma multa, os Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra em vez de comprarem as embalagens individuais como exigido por lei, meteram ervas aromáticas nos galheteiros de azeite, magicamente transformando-os em molheiros, porque tecnicamente, azeite com ervas já não é azeite mas sim um "molho altamente enriquecido" e logo não é contemplado pela directiva, que apenas refere o azeite... É o desenrascanço no seu melhor.

Que dia é hoje?

Hoje faz anos que o sacerdote Valentim, morreu à mão dos romanos, por consagrar casamentos à rebelia das ordens do imperador Claudius II, que tinha proibido os casamentos na esperança de angariar mais soldados para os seus exércitos.

O dia 14 de Fevereiro para os Romanos, era também o dia de Juno, Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte era o inicio da Lupercalia, uma festa que celebrava a juventude e o amorrrrrr. Durante esta festa eram sorteados os casais que deveriam andar juntos durante os dias seguintes que durasse a festa.

Na França existia a tradição de associar os pássaros ao futuro sentimental da pessoa, quem visse um pica-pau no dia de 14 de Fevereiro, era sinal de que ia ficar só o resto da vida.

Para acabar, na Ilhas Britânicas durante a época Celta, as crianças vestiam-se de adultos no dia 14 e iam de porta em porta cantando poemas que celebrassem o amor.

Conclusão: só se aproveita a Lupercalia, os romanos é que sabiam festejar.

Brain Estruming
A trazer cultura ao internauta comum desde Junho de 2005!


P.S: Para acabar deixo aqui uma musica dos Broken Social Scene, Her disappearing theme (gosto particularmente do som que se assemelha ao bater de um coração e que vai desaparecendo ao longo da música)

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

O prazer de jogar

não está em ganhar, mas sim fazer os outros perder

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Tira #1

E agora, para algo completamente diferente, façam o favor de clicar:


Il nuovo capo…e il contracto

Quando me convidaram para o blog andei a remoer e a remoer sobre um assunto que pudesse ser do melhor interesse para todos possivelmente até com uma vertente educativa…mas depois de ver os posts do Sr. A essa ideia foi pelo cano abaixo. (e quando digo cano abaixo é literalmente até atingir um fundo dum poço cheio de m***a)

Sem assunto relevante de momento para discutir posso sempre mostrar-vos o contracto oficial (ou pelo menos parte dele dado que censurei as partes “hardcore”) a que fui obrigado a assinar para fazer desta família de mafiosos.


Contracto

Avisos

- O brainestruming pretende ser um espaço que possa denegrir total ou imparcialmente a dignidade da vida humana até às últimas consequências e como tal só o pode ser executado por pessoas sem verticalidade ou mal intencionadas.

- O blog por si só existe com o intuito de destruir a felicidade das pessoas que o visitam sendo esta a premissa fundamental que guia os seus contribuidores.

Condições

1ª Não tolerar nem um decibel de qualquer música dos D´Zert -> (este era para ser o 11º Mandamento mas o homem que estava a talhar a pedra teve um ataque cardíaco e caiu do monte, ao ouvir um dos jovens a “ganir”…perdão a cantar)

2ª Ter dúvidas sobre a sexualidade da Manuela Moura Guedes (com tanta plástica quem é que garante que ela não foi já um homem)

8ª Ter predilecção por um verde que sinceramente não se encontra em mais parte nenhuma do mundo a não ser em determinadas substâncias radioactivas num qualquer bunker do Irão.

9ª Não ser gay…ou pelo menos não o ser em todos os dias. (O Sr. A parece-me que anda a infringir esta regra…senão reparem na clásula 21)

21ª (Sr. A) Todos os elementos devem aparecer ocasionalmente a altas horas da madrugada em minha casa para me fazerem um felattio Em caso de recusa devem fazer um felattio a eles próprios...devem ainda filmar a cena da acção para eu poder ganhar uns trocos pró almoço, vendendo os direitos de autor ao Sr. José Castelo Branco.

….

Depois de uns valiums em cima lá assinei o contracto não sabendo que a minha vida nunca mais seria a mesma :(

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Ocidental perpetua preconceito e intolerancia face à cultura Árabe

Eu tentei escrever alguma coisa mas não saiu nada... não queria por isto a seco, mas lá vai ter que ser, se me lembrar de algo volto cá.