quinta-feira, julho 07, 2005

expressões populares, ou porque é que nao estou a fazer o trabalho que é para entregar amanhã e estou a escrever isto

Expressões populares... devo confessar que algumas das expressões mais populares me ultrapassam completamente. Vamos pensar na expressão 'podes tirar o cavalinho da chuva', normalmente utilizada, para indicar um séria probabilidade de um certo evento nao vir a acontecer. Mas se pensarmos bem nesta frase, apercebemo-nos que não tem sentido nenhum, porque raio digo eu que tenho um cavalinho e porquê é que eu o ia deixar à apanhar chuva, correndo o risco de ele ficar doente?
Talvez tenha feito sentido numa outra altura, mas agora não se justifica o uso desta expressão, deviamos tentar arranjar uma expressão substituta, que indique a mesma situação.

Mas uma que realmente nao faz sentido nenhum, e nao adianta pensar mais nela, é a expressão 'pardais ao ninho', que normalmente é usada para indicar uma série de coisas que não estamos para enumerar. Mas que mente desocupada se lembrou de semelhante expressão!? Pior, porque é que ela faz parte da nossa herança cultural!? Que tipo de pessoas têm vivido ao longo dos séculos, que até acham que esta expressão é um a expressão jeitosa e que tem o conteúdo popular que lhe é exigido!?

E pronto já passaram mais alguns minutos, que não passei a olhar para uma coisa que odeio e não compreendo e que não me compreende a mim. Se quiserem comentem, se nao quiserem digam mal, ambas são bem-vindas.

Bem aventurados os que dormem, pois para eles é o reino dos sonhos... e como eu os odeio!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me bem que escrevas sobre estas questões esotéricas. E eu compreendo que seja em alturas de maior tensão e cansaço que as melhores ideias surjam. Anima-te com este facto, mesmo que chumbes a ES2, já fizeste este post bonito! LOL

Anónimo disse...

ai jazus, como isto vai!