Um dos poderes mais incríveis da ciência é o facto de não ser dogmática. O que hoje é plano amanhã poderá ser curvo e depois voltar a ser plano, ou ambos. Esta volatilidade da ciência permite situações divertidas, e o Sr. Randolph Kirkpartrick era cá um figurão.
Na década de 20, a trabalhar para Museu de História Natural Britânico, identificou que um tipo de esponja, a Merlia, era de facto uma esponja coralina, diferente das outras por apresentar um esqueleto interno composto por espículas siliciosas. E isto está certo. Espectacular Sr. Kirkpatrick!
Na altura que fez a descoberta, estava na bela Ilha da Madeira e depois de festejar a beber poncha e a dançar o carnaval, o Sr. Kirkpatrick começou a dizer mal do continente e subiu à montanha, qual misto de João Jardim e Zarastruta. Na montanha e após ter estudado quilos de rochas basálticas (as que vêm do vulcão) concluiu que as estruturas circulares que a constituíam eram, na realidade, pequenos seres unicelulares fósseis, conhecidos na altura, os
Numulitos. Entusiasmado, desceu a montanha, bebeu mais poncha, dançou mais ao carnaval (quase de certeza) e foi por aí fora, encontrando numulitos em tudo o que era rocha. E inferiu que todas as rochas, e por conseguinte, a própria Terra tinha sido formada por aquele ser unicelular. Espectacular, Sr. Kirkpatrick!
Outro dia, provavelmente de passeio, o Sr. Kirkpatrick encontrou um meteorito e depois de cuidada análise, lá estavam eles, os marotos dos numulitos! E concluí, como já devem ter adivinhado, que não só a Terra tinha sido criada por seres unicelulares, como todo o universo tinha sido criado por eles! O Sr. Kirkpatrick viu que tinha ali encontrado algo que o tornaria famoso e dedicou o resto da sua vida a esta teoria e acabou escrevendo um livro, A Numuloesfera. Espectacular, Sr. Kirkpatrick!
A capa foi desenhada pelo próprio, ostentando um orgulho Poseídon em cima de cavalos, com um numulito criador de universos na ponta do tridente.
Tristemente, e apesar da espectacularidade desta teoria, o Sr. Kirkpatrick estava errado. Teria sido da poncha? Teria sido do carnaval? Nunca saberemos, o que sabemos é que grande parte das rochas não foram formadas pelos Numulitos, mas as esponjas eram realmente coralinas, e que coralinas que elas eram. Mas tudo isso foi esquecido, porque depois de rotulado como tolo, é muito difícil voltar a ser levado a sério. Boa, Sr. Kirkpatrick.