segunda-feira, julho 06, 2009

Tu dizes locus amoenus eu digo locus horrendus

De todas as justificações para a existência de Deus, uma das que mais gosto é a do "Desenho Inteligente". Basicamente justifica a existência de Deus baseado apenas e exclusivamente no pressuposto de que se o universo é incrivelmente complicado e que a vida na terra é tão complexa numa malha de talhe quase perfeito, que isso poderia apenas ser explicado como consequência de um acto inteligente de criação, que não poderia ter acontecido fruto de tentativa e erro como sugere a teoria da evolução das espécies. Isto é, baseia a existência de Deus em absolutamente nada.

Estou aqui sentado nesta cadeira desde as 9h, já fiz várias coisas complexas de forma mais ou menos mecânica e algumas para as quais tive de arranjar solução, vou chamar a essa actividade de trabalho. Como consequência estou aborrecido de morte! E eu pergunto-vos porque é que trabalhar não é divertido? Por que é que, mais vezes que não, o que nos faz bem é uma seca?*

Eu adoro estar deitado ao sol sem fazer nenhum, ou ver televisão, ou andar de bicicleta, mas assim que me pedem para fazer algo que fuja disso eu fico logo aborrecido. Em tempos pensei que fosse um Transtorno Obsessivo Compulsivo, mas n,ão, parece que não sou o único.

Por que é que o ser que desenhou o universo e a vida, não fez do trabalho a coisa mais porreira de se fazer logo a seguir a jogar playstation e beber minis em simultâneo? Por que é que trabalhar não é tão bom como estar na praia? Por que é que eu estou aborrecido? Por que é que eu tenho de fazer isto? Por que Senhor!?

Porra, odeio segundas-feiras...

27 comentários:

AD disse...

Se Deus pensar então existe.

PWFH disse...

Se a criação do Homem foi por tentativa/erro, será que além de mim quantos mais erros haverá por esse mundo fora?

A disse...

se pensarmos que sim, Deus existe.

eu conto pelo menos mais dois, PW, e todos os outros que comentarem isto daqui para a frente.

Patrícia Villar disse...

(...)não fez do trabalho a coisa mais porreira de se fazer logo a seguir a jogar playstation e beber minis em simultâneo? Por que é que trabalhar não é tão bom como estar na praia? Por que é que eu estou aborrecido? Por que é que eu tenho de fazer isto? Por que Senhor!?

Porque não vais para Padre?!?! E olha que darias um bom Padre...casto pelo menos, já que entre as coisas boas que enumeraste não falaste de O Amor (secsso). Ah...e tb acho que não fazem nada, além de comerem hóstias e beberem vinho.

A disse...

isso porque o meu tempo reservado para cenas relacionadas com secsso é usado única e exclusivamente para coito, preliminares e posliminares.

falar sobre secsso deixo para quem gosta de teorizar o assunto, eu cá fico-me pela prática. o máximo que posso fazer é um dia filmar e deixar cá o vídeo, mas temo perder alguns leitores para ganhar outros menos desejáveis.

tiagugrilu disse...

Era só para ter a certeza de que era incluído no conjunto de erros.

grassa disse...

Deus existe para que possamos atirar água fria para a cabeça dos nossos filhos e não nos sentirmos estúpidos com isso.

Chama-se a isso "baptismo".

A disse...

Deus existe para que possamos fazer sexo e sentirmos-nos culpados com isso.

grassa disse...

Deus existe para que possamos dizer "Deus existe" quando queremos ser irónicos relativamente à sua agnóstica existência.

o karamelo disse...

Deus tornou o trabalho aborrecido para que os conceitos de "tempo livre" e "intervalo para jogar playstation e beber mines" tivessem piada. Se estivéssemos sempre a divertir-nos, aborrecíamo-nos! Lembrem-se dos 3 meses que eram as férias de verão.
E depois dáva-nos vontade de trabalhar só para contrabalançar. O ser ùmano é um ser insatisfeito.

grassa disse...

O karamelo existe para justificar o porquê de Deus existir.

Nawita disse...

Pois Deus lá sabe o que fez e porque fez, dizem as más-línguas que fomos feitos à SUA imagem. Talvez ELE não esteja satisfeito com o trabalho dele e é a vingançazinha dele.

Nawita disse...

Karamelo,
na altura em que tínhamos 3 meses de férias e nos aborrecíamos não tínhamos a maturidade suficiente para apreciar o dolce fare niente, nem falávamos estrangeiro.
Tenham filhos e ponham-nos a trabalhar!!

Ana disse...

Portanto, primeiro existia o auto-cad e depois, deus? Ou foi deus quem criou o auto-cad e daí desenhou o cosmos?...

Ana disse...

Bolas, não sei quem é mais locus, se o postador, se os comentadores... :DDD

TOC, também conhecido como COC e DOC. De TOC, COC e DOC, todos temos um pouco, uns mais que outros...

Essa cena do desenho inteligente não mete algo do género de a Vida existir com o único propósito de criar uma inteligência tal que levaria à orquestração de um big crunch desencadeador de um novo big bang? E, que, portanto somos meros instrumentos na criação dessa inteligência que, por sua vez, nos há-de criar a nós?...
Sob esta perspectiva, nós apenas mediamos a criação de algo que terá como função garantir um novo começo, orientado para novo ciclo, nova vida, nova inteligência...e assim por diante.
Portanto, haveria um orquestrador inteligente que incluiu a selecção natural na equação. A inteligência suprema, ou seja, Ele, acabará por ser criada, novamente, por tentativa e erro.
Assim, um dia, há muitos milhões de anos atrás, houve um desenhador cósmico inteligente. Que entretanto bateu a bota. Ou está algures por aí no meio do processo de tentativa-erro, berrando, tá quase tá quase ,aaaah, pqp não foi desta...
E, um dia, daqui por muitos milhões e milhões de anos, a tentativa deixará de dar em erro.
Até lá, espero conseguir controlar o espaço e o tempo, voar, ter uma força sobre-humana e mais uma data de super poderes assim giros...

Ana disse...

mediamos do verbo mediar, não do verbo medir...isto com o acordo ortográfico já não se percebe nada...se até os espectadores passaram a espetadores...

Anónimo disse...

deus existe porque existe tu.

AD disse...

Se Deus não existisse o que é que chamavam ao Pão de Deus? Só Pão? Isso não faz sentido nenhum. Tenham juízo.

A disse...

vani... wow!

anónima, queres dizer que deus existe porque o homem existe e portanto inventou-o, ou queres dizer que Deus existe para ter feito algo tão fixe e impossivelmente sexy como eu?

AD, tu és capaz de ter aí algo que é bem capaz de ser a prova que tinha faltado este tempo todo.

AD disse...

Isso é o que eu costumo dizer às minhas colegas, que tenho aqui algo que lhes falta provar este tempo todo. Normalmente depois levo um sopapo.

Nawita disse...

Devias pedir ao Poderoso para interceder por ti!!
“Pedi e servos a dado”

grassa disse...

AD,

E depois costumas geralmente sacar de uma sande de presunto do bolso e ficar agarrado à cara com uma mão e a mostrar, de ar muito infeliz, a sande com a outra.

AD disse...

E com uma lagriminha ao canto do olho.

AD disse...

... como quem diz "Eu só queria ser vosso amigo."

Anónimo disse...

Claro que é a segunda hipotese. Tens dúvidas??

A disse...

ahahahahah algumas.

Ana disse...

Olha, tirei-te o Verbo, A?