sexta-feira, dezembro 08, 2006

Doce ironia

Como tiveram oportunidade de reparar, esta semana não escrevi nada. Longe de ter sido um bloqueio criativo, diria antes que foi um bloqueio táctico.

Normalmente tenho o meu computador no departamento onde estudo. Deixo-o lá por ser enorme e pesado e porque tenho Internet de borla. Poderá parecer um pouco patético ter o pc no departamento e realmente é, especialmente se pensarmos em todos aqueles posts que publiquei bem para lá das 3 horas da madrugada. Mas esta semana não o pude ter no departamento, correu o boato que a Assoft, acrónimo da sua designação social “Ass iS Soft”, ia fazer uma surpresa ao departamento e começar a passar multas ao pessoal que tem software ilegal. Isto no meu caso é muito grave, tendo em conta a quantidade de programas divertidos que uso e pelos quais não paguei, daria para gastar uma tarde inteira a passar multas. Por isso durante esta semana andei a passear o meu pc, na mala do carro. Mas não fui só eu que fugi. Professores, colegas de curso, todos fugiram em debandada do departamento, carregando malas de CD, portáteis e discos externos ...só ficou o segue-paredes, mas esse não teme ninguém.

Esta improfícua demanda de punir o nosso comportamento libertino, teve uma deleitosa reviravolta. Ao obrigarem-me a fugir, tive que voltar para casa onde não tenho Internet. Como acho que a internet é cara, tal como o meu colega de apartamento brasileiro e respectiva mulher (longa história) vejo-me obrigado a usar a Internet do vizinho sem o seu consentimento!

É um pouco irónico que, ao tentarem repreender o meu comportamento pecaminoso, me levem a incorrer em ainda mais infracções.

Eu culpo a sociedade!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ok, estive a falar com nosso sysadmin numa aula e ele disse que foi boato. Mas pelo menos foi bom para lançar o debate sobre a coisa! Eu tb cheguei a uma ou duas conclusões:

-Há software grátis que podia usar e nao uso porque estou demasiado agarrado a outro.

-Há software que sou sou obrigado a usar por causa de determinadas cadeiras, e nao é NADA barato!

Assim que acabar o semestre tenho de formatar o disco e repensar algumas coisas.

Anónimo disse...

Usa linux! Eu também gosto do software proprietário ... é mais bonito e tal. Mas se pensarmos no tempo e dinheiro que foram investidos para desenvolver esses produtos é justo que as empresas também recebam a sua parte (só não concordo que sejam os utilizadores pagantes a serem cobrados em excesso pelos demais).

Mas sejamos francos a pirataria propulsiona a ascençao de outros mercados como o do armazenamento e o da banda larga. se nao fosse a pirataria muito poucos de nós precisariam de 16 e 24 Mbps ou de discos de 500GB ...

Quanto aos boatos infundados, menos mal. Prefiro esses às inspecçoes surpresa.

Um grande abraço e votos de festas felizes para todos vós estrumadores de massa encefálica.

Anónimo disse...

ups, so queria acrescentar, que em relacao ao facto de nos fazerem fugir com os conteudos ilegais, só nos fazem aproximar dos vendedores de feira (leia-se ciganos), que vivem em permanente jogo de gato e rato com as autoridades.
felizmente estas buscas foram anunciadas, mas as próximas poderão não o ser. como será nessa altura? alguns 'felizes contemplados' terão o 'prazer' de se deslocar à esquadra mais próxima e explicar como adquiriram os programas e filmes usando para o efeito um conhecido animal de carga (leia-se mula).

o karamelo disse...

looool quando se clica em "departamento" vai-se para cromos@dei. a ironia!